
O discurso dos professores sobre a transmissão de pediculose antes de uma atividade educativa
2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7322/jhgd.19892
ISSN2175-3598
AutoresPércide Verônica da Silva Cunha, Zeneida Teixeira Pinto, Edson Ferreira Liberal, Júlio Vianna Barbosa,
Tópico(s)Bartonella species infections research
ResumoA Pediculose é uma doença de importância para a saúde pública. Acredita-se que medidas educacionais colaborem para o sucesso do tratamento e da prevenção desta patologia. Este trabalho, realizado em escolas do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, apresenta o discurso de professores de ensino fundamental sobre a forma como a Pediculose é transmitida. As informações foram obtidas através de entrevistas e analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Revelaram-se quatorze categorias. Algumas apresentavam formas corretas de transmissão: através de contato físico e corporal do tipo "cabeça com cabeça", com pessoas que têm Pediculose. Porém, outras revelaram o seu desconhecimento: o piolho voa, o piolho pula de uma cabeça para outra, através das lêndeas. Estes resultados demonstram a existência de professores que desconhecem a forma como a patologia é transmitida. Isto diminui a possibilidade que estes profissionais têm para colaborarem efetivamente na prevenção desta patologia nas escolas, assim como para a promoção da saúde de seus alunos.
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