Artigo Revisado por pares

“CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO”: REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE INFANTIL E ÉTICA EMPRESARIAL

2015; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português

10.21882/ruc.v3i4.569

ISSN

2357-9870

Autores

Ivania Skura, Ana Paula Machado Velho,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Em abril de 2014, a resolucao no 163 que define principios aplicados a publicidade direcionada a crianca, aprovada pelo CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Crianca e do Adolescente coloca em pauta o tema da publicidade infantil que vem ao encontro das discussoes pautadas em principios eticos e legais do CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentacao Publicitaria, CDC - Codigo de Defesa do Consumidor e ECA - Estatuto da Crianca e do Adolescente. Esta discussao e ampliada para os modos praticos de regulamentar a etica empresarial nas comunicacoes direcionadas ao publico-alvo infantil, como os movimentos consumeristas e as respostas sociais e reflexoes em torno das consequencias sociais desta pratica. Utiliza-se como breve exemplo empirico a realidade retratada no documentario “Crianca, a alma do negocio” e problematiza-se de que maneira o mercado publicitario se apresenta como ferramenta social que cria e dissemina modos de ser e viver e, no contexto do consumo infantil, deve atentar-se para a pratica de anunciar com um controle eficaz que nao prejudique o desenvolvimento e bem-estar das criancas.

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