
A economia da religião e seus fundamentos: teste de um modelo de escolha religiosa
2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0101-41612011000400006
ISSN1980-5357
AutoresLívio Luiz Soares de Oliveira, Renan Xavier Cortes, Giácomo Balbinotto Neto,
Tópico(s)Religion, Spirituality, and Psychology
ResumoO objetivo deste trabalho é expor, com base na literatura de Economia da Religião, a premissa de racionalidade humana relacionada ao comportamento religioso. Serão abordados conceitos e definições da Economia da Religião, o objeto de interesse dessa disciplina, isto é, as questões com as quais se preocupa, além de discutir-se, sucintamente, a origem e a evolução da Economia da Religião. Discutem-se dois dos fundamentos teóricos da Economia da Religião: a Escolha Racional e a Teoria do Consumidor aplicada à religião. Como contribuição empírica, realizou-se um teste de um modelo de escolha religiosa empregando a técnica de Análise de Discriminante. Por último, serão discutidas as vantagens, objeções e críticas relativas à Teoria da Escolha Racional Religiosa.
Referência(s)