
Rasga Coração, de Vianinha, e Hair: aproximação e distanciamento num contexto de contracultura
2015; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 46 Linguagem: Português
10.1590/2316-40184616
ISSN2316-4018
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoConsiderando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 - dentre eles, a contracultura - no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), dos atores norte-americanos James Rado e Gerome Ragni, e a peça Rasga coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), sobretudo por meio de suas personagens jovens, representam a presença da contracultura (em suas inovações e contradições, semelhanças e diferenças) nos Estados Unidos e no Brasil. O diferente enfoque de ambas as peças a este movimento político-cultural também é enfatizado no artigo.
Referência(s)