
Brave new world: literatura e tecnologias digitais no ensino de língua inglesa
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22297/dl.v3i1.1112
ISSN2316-1795
AutoresJessica Tomimitsu Rodrigues, Rose Maria Belim Motter,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente trabalho propõe refletir sobre a validade e eficiência de uma proposta pedagógica para o ensino de língua inglesa em salas de aulas regulares que une a Literatura e as Tecnologias Digitais. Em concomitância com a análise, discorre-se a respeito do papel do texto literário no desenvolvimento humano (LIMA, 2009), a proposta da Literatura na sala de aula (BORDINI; AGUIAR, 1993 e KLEIMAN, 1996), o ciberespaço e sua relação com a literatura (MURRAY, 2003) e uma proposta literária-cibernética para o ensino-aprendizagem de língua inglesa (BRENNER, 2014 e CHINNERY, 2014) para os chamados nativos digitais (PRENSKY, 2001). Analisar-se-á, também, o status do inglês como língua internacional, intrinsecamente ligado às relações de poder, políticas, econômicas e também identitárias; refletindo, portanto, nas propostas de ensino-aprendizagem para domínio fluente do idioma. Nesse sentido, a obra que intitula o trabalho, livro de excelência de Aldous Huxley e também versos shakespearianos, Brave New World, propõe um rompimento com as barreiras impostas bem como um incentivo à mudança, inovadora com as tecnologias e emancipadora com a literatura, na prática pedagógica de ensino de língua inglesa.
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