Estereótipos e discriminação étnico-racial em e através dos livros ilustrados infanto-juvenis (Tradução)
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14244/198271991228
ISSN1982-7199
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoDOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991228 A integracao no direito frances da diretiva europeia 2000-43 de 29/6/2000 para a igualdade de tratamento entre as pessoas sem distincao de raca ou de origem etnica e o reconhecimento oficial da questao das discriminacoes raciais (EUROSTAT, 2007; FASSIN, 2010; MASCLET, 2012) levou os orgaos publicos a desenvolverem acoes em torno da luta contra os preconceitos e os estereotipos raciais, e promover a educacao para a diversidade (DIM, 2012). Este trabalho inscreve-se no campo das pesquisas em educacao sobre as discriminacoes na educacao das criancas desde a mais tenra idade (DERMAN-SPARKS, 1989; VANDENBROECK, 2005). Ele examina os livros infanto-juvenis ilustrados bem como o discurso dos profissionais relacionados a essas obras. Ele surge na sequencia de dois estudos (FRANCIS; THIERY, 2011; THIERY; FRANCIS, 2013) que permitiram constatar o pequeno numero de livros de ficcao publicados entre 1980 e 2010, nos quais o personagem principal e uma crianca negra. Os livros nos quais as criancas negras vivem situacoes pacificas e ate mesmo felizes da experiencia infantil sao raros e, em sua grande maioria, elas aparecem em situacoes que tratam da diferenca, da tolerância, da identidade, da exclusao, do racismo (THIERY; FRANCIS, 2015). O estudo propoe uma analise de algumas obras emblematicas e dos comentarios que as acompanham, produzidos pelas instituicoes do livro e da leitura, bibliotecarios, conselheiros pedagogicos e professores, sobretudo da escola maternal. Nos livros de ficcao, os personagens de criancas negras estao associados de maneira recorrente a temas, toponimos, objetos. As representacoes dos corpos, notadamente de sua nudez total ou parcial, e as do espaco aparecem em uma gama ao mesmo tempo limitada e delimitada por motivos literarios, esteticos e plasticos. Os temas e referencias que se encontram de um livro a outro e nos comentarios evidenciam os efeitos da estereotipia, os preconceitos e ressaltam a discriminacao etnico-racial. Os resultados convidam a questionar a ilusao de indiferenciacao das representacoes das criancas brancas e das criancas negras na producao contemporânea dos livros de ficcao e mostra a importância de estudar, alem das obras, as vozes que as acompanham, pois elas podem – ou nao – influenciar sua leitura e, sobretudo, sua critica. Palavras-chave : Crianca negra, Educacao antirracista, Livros infanto-juvenis ilustrados.
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