Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sobre a equidade e outros impactos dos incentivos monetários para professores

2013; Fundação Carlos Chagas; Volume: 24; Issue: 55 Linguagem: Português

10.18222/eae245520132719

ISSN

1984-932X

Autores

Nigel Brooke,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Na educação, as políticas de responsabilização costumam gerar polêmica, sobretudo quando fundamentadas em medidas que criam consequências significativas para os professores e suas escolas. Em existência no Brasil por mais de uma década, o pagamento de bonificação anual à equipe escolar com base no nível de desempenho médio dos alunos em avaliações externas é o exemplo mais difundido no nosso meio de política de responsabilização high stakes. Entre as diversas críticas ao uso desse tipo de incentivo, encontra-se o temor que a política leve a desigualdades sistêmicas ainda maiores por incentivar os melhores professores a procurarem as escolas com alunos de nível socioeconômico mais alto. O artigo mostra que as consequências das políticas de incentivos dependem do seu desenho, e que com metodologias apropriadas é possível combater as desigualdades sociais do sistema.

Referência(s)