Artigo Revisado por pares

Educação e Autonomia

2012; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15536/thema.9.2012.%p.146

ISSN

2177-2894

Autores

Jônatas Matthies Roschild,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

Este estudo objetiva criticar a educacao como aparelho ideologico e indicar um caminho para a experiencia da autonomia nas relacoes de sala de aula. De modo geral, os interesses externos a pratica educativa influenciam na maneira como a escola forma, molda e constroi as pessoas envolvidas nesta pratica. O principal problema, neste sentido, e a definicao de seu posicionamento politico, pois isto representa o tipo de sujeitos que a escola se propoe a formar. Por isso, a advertencia de Paulo Freire e tao atual quanto em seu tempo: “creio que nunca precisou o professor progressista estar tao advertido quanto hoje em face da esperteza com que a ideologia dominante insinua a neutralidade da educacao” (FREIRE, 2009, p. 98). Por essa razao, primeiro se fara uma analise das caracteristicas da educacao tradicional, do modo como esta concepcao de ensino entende o processo de formacao dos sujeitos para a sociedade. Em particular, investigar que associacoes existem entre essa concepcao de ensino com a ideologia dominante. Em seguida, estabelece as condicoes necessarias para a experiencia da autonomia, como oposicao a educacao tradicional, que se mostrara ideologica. Em ultima instância, o estudo propoe investigar se os interesses e motivacoes dos estudantes e do professor sao relevantes e fundadores de uma proposta de aula participativa e democratica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX