Artigo Revisado por pares

Respeitar as diferenças ou perpetuar as desigualdades: o que estamos fazendo na escola? uma experiência histórico-crítica

2012; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Issue: 23 Linguagem: Português

ISSN

2318-0870

Autores

Ana Carolina Galvão Marsiglia, Celso Socorro Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Uma vez que a educacao e um tipo de trabalho, presta-se a constituicao do homem, e volta-se para a garantia da apropriacao dos conhecimentos que contribuam para a humanizacao do individuo. A pedagogia historico-critica, fundamentada no materialismo historico-dialetico, tem como compromisso a transformacao da sociedade e organiza sua proposta metodologica em torno de cinco momentos interdependentes que partem da pratica social do sujeito e a transformam pela acao pedagogica, dando ao individuo uma nova perspectiva de atuacao na sociedade. Este trabalho foi desenvolvido numa turma de 1a. Serie do Ensino Fundamental de uma escola publica estadual da cidade de Bauru (SP), com vinte e seis alunos de sete a nove anos de idade, objetivando que os alunos compreendessem preconceitos e desigualdades dentro de uma visao socio-historica, na qual o homem e ator e autor da realidade em que vive. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que houve assimilacao do conhecimento e avanco no que se refere a conceituacao de etnia e no reconhecimento das implicacoes socio-historicas nas desigualdades construidas e reafirmadas como naturais. Palavras-chave : Materialismo Historico-Dialetico. Pedagogia Historico-Critica. Preconceito e Desigualdade Social.

Referência(s)