Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física

2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.2860

ISSN

1982-8918

Autores

Omar Schneider, José Geraldo Silveira Bueno,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O trabalho dá prosseguimento a uma série de análises realizadas no ano de 1999 e que se referem à pesquisa Diagnóstico da Educação Física no Estado do Espírito Santo. Nesta nova análise, discute-se duas questões que fazem parte de um questionário com dezessete perguntas aplicadas aos alunos do ensino médio da Rede Pública da Região da Grande Vitória. Analisa-se especialmente, a questão nº 3 (Você gosta das aulas de Educação Física? Por quê?) e a questão nº 5 (O que você faz e aprende nas suas aulas de Educação Física? O que o seu professor ou professora mais ensina?). Utilizando como referência os estudos de Charlot (2000 e 2001), em relação às figuras do aprender, propõe-se uma nova análise a essa parte dos dados. Para tanto, volta-se a atenção para os saberes que os alunos reconhecem como os que foram compartilhados pela Educação Física durante o processo de escolarização. Com base nessa referência teórica, problematiza-se essa relação, em termos da distinção entre saber-objeto, saberes de domínio e saberes relacionais, estes dois últimos muito presentes nas aulas de Educação Física, mas pouco privilegiados como objetos de pesquisa.

Referência(s)