Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Comentário sobre alcorn & massé: pedagogia problemática

2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v13i1.1178

ISSN

1676-2592

Autores

Michael O’Loughlin,

Tópico(s)

Hannah Arendt's Political Philosophy

Resumo

Respondendo aos artigos de Michelle Massé and Marshall Alcorn, começo por argumentar pela necessidade de se reconhecer a ignorância como performativa, ao invés de meramente ilustrativa da resistência do aluno em algum sentido patológico. Eu, então, exploro a noção Lacaniana de que os professores desenvolvem suposições imaginárias sobre a falta em seus alunos e que essas suposições dão suporte para que sejam resgatadas, entre os professores, fantasias que são relacionadas a sustentar suas próprias demandas inconscientes por gratificações narcísicas e por amor. Eu concluo mostrando como essas ideias ressoam na minha autobiografia, como professor, bem como nas ideias-chave dos dois artigos em discussão; e saúdo ambos os autores por propiciarem uma valiosa discussão sobre o ensino como uma “profissão impossível”.

Referência(s)