
estratégia métrica versus estratégia mnemônica: posições contrastantes ou complementares no ensino de ritmo?
2014; Volume: 19; Issue: 25 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO ensino de ritmo esta polarizado em torno de basicamente duas estrategias: umafocada na contagem e subdivisao de pulsos, denominada estrategia metrica, e outra,que se vale da segmentacao do ritmo em pequenos motivos e da associacao dessesgrupos de notas a palavras, chamada de estrategia mnemonica. Este artigo, que temcomo objeto de estudo a estrategia metrica e a mnemonica de ensino de ritmo, realizauma analise, segundo o vies da cognicao, dessas duas abordagens metodologicas.Essa analise busca entender qual a estrategia mais adequada em cada um dosmomentos da aprendizagem do aluno e se e possivel a integracao de ambas ao longoda educacao musical da crianca. Este artigo tem como referencial teorico principal aepistemologia genetica de Piaget. Alguns escritos de psicologia cognitiva da musicatambem sao utilizados. Segundo as teorias aqui analisadas, a estrategia metrica podeser aplicada com criancas a partir de aproximadamente 8 anos de idade, antes dissosendo recomendavel o uso da estrategia mnemonica.
Referência(s)