Design e inovação em contexto de ensino-aprendizagem

2014; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35522/eed.v22i2.163

ISSN

1983-196X

Autores

Cristina Portugal, Mônica Moura,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa de pos-doutoramento cujo projeto intitula-se “Design de Hipermidia envolvido com a Experiencia do Usuario”. A discussao que sera empreendida neste artigo parte do principio que o uso de um ambiente hipermidiatico voltado para o campo do Design pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduacao em Design. O tema que norteia o artigo parte da seguinte questao: se o ensino e a formacao em design nao possibilitam o acesso, o envolvimento e o conhecimento das tecnologias em sua base primordial que profissionais e pesquisadores estamos formando para o futuro proximo? Para tanto este artigo apresenta uma reflexao sobre o uso de um ambiente digital por meio do relato de uma experiencia realizada do uso de livro digital hipermidia “Design, Educacao e Tecnologia” como recurso pedagogico em cursos de graduacao em Design, seus resultados e as observacoes sobre questoes que envolvem a interatividade e a experiencia do usuario. A metodologia adotada tem um vies qualitativo, desenvolveu-se nos moldes de uma pesquisa exploratoria, sob a forma de um estudo de caso, foram aplicadas palestras, dinâmicas e oficinas para a observacao, aplicacao de questionario e analise dos resultados encontrados.

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