Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

QUALIDADE INFORMACIONAL E NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO ENTRE EMPRESAS GANHADORAS E NÃO GANHADORAS DO TROFÉU TRANSPARÊNCIA FIPECAFI-SERASA EXPERIAN

2015; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18593/race.v14i2.5912

ISSN

2179-4936

Autores

Vagner Antônio Marques, Fabrine Gonçalves Dias da Silva, Luiz Cláudio Louzada, Hudson Fernandes Amaral, Antônio Artur de Souza,

Tópico(s)

Financial Reporting and Valuation Research

Resumo

<p>A literatura estrangeira tem recorrentemente apresentado evidências de que a estrutura de governança e o nível de transparência afetam a qualidade informacional dos números contábeis. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre a qualidade das informações contábeis e o nível de transparência das empresas brasileiras. O estudo é descritivo, documental e quantitativo, com dados trimestrais de 18 empresas no período de 2007 a 2013. Os resultados evidenciaram que as empresas ganhadoras do Prêmio Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), as correlações (entre 52,8% e 63,1%) entre VMA, LPA e Patrimônio Líquido por Ação (PLA) foram estatisticamente significativas. O modelo de regressão foi estatisticamente significativo (α, 1) para as empresas ganhadoras, com um <!--?mso-application progid=&quot;Word.Document&quot;?--> 12R2"&gt; de 46,78%, enquanto o modelo para as não ganhadoras teve um <!--?mso-application progid=&quot;Word.Document&quot;?--> 12R2"&gt; de 0,01%. Além disso, as variáveis explicativas (LPA, PLA e intercepto) foram significativas ao nível de 1%, enquanto no modelo composto por empresas não ganhadoras, o PLA não foi significativo. A maior capacidade informacional dos números contábeis das empresas ganhadoras é coerente com a teoria da divulgação.</p><p>Palavras-chave: Qualidade das informações contábeis. Relevância do valor. Nível de transparência.</p>

Referência(s)