Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus)

2012; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18675/2177-580x.vol5.n1.p47-70

ISSN

2177-580X

Autores

Roberta Rocha da Silva Leite, Zilca Campos, Paulo Augusto Zaitune Pamplin,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O estudo da percepção pode contribuir de forma significativa parasubsidiar propostas de conservação de espécies animais. Este estudoconsistiu em verificar quais os tipos de relações perceptivas que osalunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande (PI)possuem acerca do jacaré (Caiman crocodilus), visando contribuir paraplanos de educação ambiental. O método usado para a representaçãoda percepção foi o emprego de mapas mentais. Os desenhosdemonstraram a presença de elementos representativos da paisagem(landmarks) e a existência de ambiguidade em relação aos sentimentosdos alunos para com a figura do jacaré: sentimentos positivos (biofilia)e negativos (biofobia).

Referência(s)
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