
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
2013; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-1654.26104
ISSN1982-1654
AutoresKarla Aparecida Lovis, Valdeni Soliani Franco,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.
Referência(s)