
USO DA INTERNET E OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA VIRTUAL NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE OUTUBRO DE 2008 NO BRASIL
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-5269.22684
ISSN2236-479X
AutoresSérgio Soares Braga, María Alejandra Nicolás, Andressa Silvério Terra França,
Tópico(s)Internet Traffic Analysis and Secure E-voting
ResumoO objetivo deste artigo é refletir sobre o uso da internet nas eleições brasileiras a partir dos resultados de nossa pesquisa empírica sobre o emprego das novas tecnologias pelos 175 candidatos às prefeituras municipais das capitais brasileiras nas eleições de outubro de 2008. Utilizando técnicas de análise de conteúdo a partir dos modelos desenvolvidos anteriormente por Ferber, Foltz e Puglize (2007) e Braga, Nicolás e França (2010) para detectar padrões de uso da web pelos candidatos e mapear as oportunidades de interação propiciadas pela internet entre candidatos e eleitores, chegamos a dois resultados básicos: (i) existência de um “digital divide” entre os candidatos de diversas regiões e com diferentes graus de escolaridade e patrimônio; (ii) baixa difusão do uso das chamadas “redes sociais” pelos candidatos, e mesmo de mecanismos tradicionais de interação como blogs, fóruns e chats. Entretanto, embora as ferramentas da “Web 2.0” tenham sido pouco utilizadas no último pleito para as capitais brasileiras, a internet deu lugar a algumas experiências embrionárias de participação política que nos permitem antever os potenciais dessa mídia para alterar significativamente as relações entre candidatos e opinião pública nos próximos pleitos municipais brasileiros.
Referência(s)