Artigo Produção Nacional

Aliança Estratégica: A Joint Venture formada entre as vinícolas brasileiras Miolo e Lovara, em 2004.

2009; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18391/qualitas.v8i2.567

ISSN

1677-4280

Autores

Juliana Fátima de Moraes Hernandes, Eugênio Ávila Pedrozo,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

A vitinicultura brasileira atualmente enfrenta o desafio de buscar estrategias competitivas voltadas a um consumidor que exige uma combinacao de preco e qualidade do produto. Em 2004 as vinicolas brasileiras Miolo e Lovara uniram forcas firmando uma joint venture a fim de consolidar uma posicao de lideranca no mercado nacional e projetar-se ao mercado internacional de vinhos. Esta alianca resultou na aquisicao da fazenda Ouro Verde na regiao do Vale do Sao Francisco, na Bahia, para producao e comercializacao dos produtos sob a marca Terranova. O presente artigo tem por objetivo verificar os principais fatores que levaram a formacao desta joint venture. Os procedimentos metodologicos para a realizacao do trabalho consistiram em uma visita tecnica a Regiao do Vale dos Vinhedos, onde localizam-se as empresas estudadas, e em entrevistas com funcionarios das empresas, alem de buscar o respaldo teorico na literatura tecnica e academica sobre o tema em estudo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX