
Aliança Estratégica: A Joint Venture formada entre as vinícolas brasileiras Miolo e Lovara, em 2004.
2009; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18391/qualitas.v8i2.567
ISSN1677-4280
AutoresJuliana Fátima de Moraes Hernandes, Eugênio Ávila Pedrozo,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoA vitinicultura brasileira atualmente enfrenta o desafio de buscar estrategias competitivas voltadas a um consumidor que exige uma combinacao de preco e qualidade do produto. Em 2004 as vinicolas brasileiras Miolo e Lovara uniram forcas firmando uma joint venture a fim de consolidar uma posicao de lideranca no mercado nacional e projetar-se ao mercado internacional de vinhos. Esta alianca resultou na aquisicao da fazenda Ouro Verde na regiao do Vale do Sao Francisco, na Bahia, para producao e comercializacao dos produtos sob a marca Terranova. O presente artigo tem por objetivo verificar os principais fatores que levaram a formacao desta joint venture. Os procedimentos metodologicos para a realizacao do trabalho consistiram em uma visita tecnica a Regiao do Vale dos Vinhedos, onde localizam-se as empresas estudadas, e em entrevistas com funcionarios das empresas, alem de buscar o respaldo teorico na literatura tecnica e academica sobre o tema em estudo.
Referência(s)