A Evolução do Pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/rimar.v3i1.26754
ISSN1676-9783
AutoresCláudia Maria Carvalho Miranda, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes,
Tópico(s)Corporate Identity and Reputation
ResumoUm dos pontos fracos no desenvolvimento do pensamento de marketing e a ausencia de avaliacao e analise das teorias propostas. Teoricos da area nao atentam para a necessidade de criticar consistentemente outras teorias, a fim de identificar forcas e fraquezas antes de formular seus proprios modelos. Observa-se, frequentemente, um desconhecimento da existencia e conteudo das principais escolas validadas no passado. O objetivo deste trabalho e investigar a perspectiva dominante das escolas do pensamento de marketing acumulado pelo corpo doutrinario ao longo do seculo XX, com o intuito de destacar virtudes, falhas e tendencias para o novo seculo. Com o uso de uma metodologia qualitativa, onde a desk research foi a tecnica utilizada, foi possivel identificar o foco dominante das doze escolas emergidas no decorrer do seculo XX e a tendencia do marketing para surgimento de uma nova escola com foco voltado nao meramente para as interacoes mutuas entre vendedores e compradores, mas nos relacionamentos que envolvem sensacoes e experiencias, abrangendo o aspecto psicologico do consumidor e que esta marcando o inicio do seculo XXI.
Referência(s)