A Evolução do Pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rimar.v3i1.26754

ISSN

1676-9783

Autores

Cláudia Maria Carvalho Miranda, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

Um dos pontos fracos no desenvolvimento do pensamento de marketing e a ausencia de avaliacao e analise das teorias propostas. Teoricos da area nao atentam para a necessidade de criticar consistentemente outras teorias, a fim de identificar forcas e fraquezas antes de formular seus proprios modelos. Observa-se, frequentemente, um desconhecimento da existencia e conteudo das principais escolas validadas no passado. O objetivo deste trabalho e investigar a perspectiva dominante das escolas do pensamento de marketing acumulado pelo corpo doutrinario ao longo do seculo XX, com o intuito de destacar virtudes, falhas e tendencias para o novo seculo. Com o uso de uma metodologia qualitativa, onde a desk research foi a tecnica utilizada, foi possivel identificar o foco dominante das doze escolas emergidas no decorrer do seculo XX e a tendencia do marketing para surgimento de uma nova escola com foco voltado nao meramente para as interacoes mutuas entre vendedores e compradores, mas nos relacionamentos que envolvem sensacoes e experiencias, abrangendo o aspecto psicologico do consumidor e que esta marcando o inicio do seculo XXI.

Referência(s)