Primeiro editorial de 2014
2014; Revista Inteligência Competitiva; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24883/ric.v4i1.89
ISSN2236-210X
Autores Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoE com prazer que lhes apresento o numero 1 do volume 4 de 2014. Nesta edicao foram o primeiro artigo a ser aprovado foi o dos autores Lucas Silvestre de Carvalho, Fabio Antonialli, Rodrigo Marcal Gandia e Tonny Kerley de Alencar Rodrigues com o titulo Licacao da estrategia do oceano azul em uma empresa de tecnologia da informacao no agronegocio: o caso tbit onde aborda um estudo de caso realizado em uma empresa do setor de tecnologia da informacao voltada para solucoes no agronegocio que aplicou-se a estrategia do oceano azul nos processos de marketing e comercializacao dos produtos da empresa. A metodologia se caracterizou como um estudo de caso realizado a partir de uma pesquisa descritiva, aonde entrevistas individuais com os gestores da empresa e analise documental foram utilizados como coleta de dados. Nosso segundo artigo vem com o titulo Big data : o novo desafio para gestao da autora Priscila Nesello e Ana Cristina Fachinelli – elas estudam o fenomeno definido como big data. Este fenomeno se refere a terceira epoca da era da informacao e difere das outras epocas pois atualmente a analise pode ser realizada com dados em sua forma original, nao estruturada, aumentando os niveis de previsibilidade de diferentes eventos. Nesta edicao temos a publicacao inedita de um relato de pesquisa totalmente em ingles do autor Francisco Carlos Paletta intitulada Competitive intelligence - challenges and trends in Brazil que vem delineando a evolucao da pratica da inteligencia no Brasil e por fim o autor Renato de Almeida Vieira e Silva vem trazer um estudo sobre o tiitulo Natura na Franca - uma abordagem mercadologica e intercultural, e sse estudo tem por objetivo analisar o processo de expansao da Natura em mercados internacionais, especialmente na Franca, e mostrar as etapas, as oportunidades e os desafios mercadologicos, culturais, empresariais e estrategicos para a marca e seus produtos, em regiao de alta maturidade de consumo, grande tradicao e sede de referencias mundiais de sucesso na area de cosmeticos e cuidados pessoais. O autor Francisco Jaime Quesado colabora com sua opiniao sobre IC apresentou uma excelente visao sobre o papel que a “inteligencia colectiva” tem nas organizacoes do futuro. Agradeco e parabenizo aos autores que gentilmente se dispuseram a publicar seu material de estudo nesta revista e que sempre estao disposto a estudarem e a irem a fundo nesta disciplina. Boa leitura para todos. Editor Chefe
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