Os Guias de Turismo e a emergência do turismo contemporâneo em Portugal (dos finais do século XIX às primeiras décadas do século XX)

2004; University of Barcelona; Volume: 8; Issue: 8 Linguagem: Português

10.1344/sn2004.8.799

ISSN

1138-9788

Autores

Ana Cardoso de Matos, Maria Luísa F. N. dos Santos,

Tópico(s)

Urbanism, Landscape, and Tourism Studies

Resumo

Nos ultimos tempos as investigacoes realizadas em torno do turismo e das instituicoes promotoras desta actividade tem dado um âmbito mais lato a esta area de investigacao. Por seu lado a utilizacao dos guias impressos enquanto fontes historicas tem aberto novas linhas de investigacao. A forma como evoluiu o turismo em cada pais tem sido objecto de estudos que incidem quer nos aspectos economicos relacionados com o desenvolvimento desta actividade, quer nos aspectos politico-culturais associados a divulgacao do pais, quer ainda nas interligacoes entre o desenvolvimento do turismo e do patrimonio cultural. Inserindo-se numa literatura utilitaria, os guias de viagem sao um reflexo das alteracoes economicas, sociais, culturais e tecnologicas que ao longo do tempo foram sendo introduzidas nas viagens culturais ou de veraneio, que gradualmente passaram a ser realizadas por grupos sociais cada vez mais latos. A analise dos varios guias de turismo permite assim fazer uma abordagem a temas diversos. Se por um lado, os guias de viagem se podem ligar a historia de arte e definem para cada momento historico a nocao de patrimonio, por outro ligam-se com a historia economica ao estabelecerem interligacoes com os varios meios de transporte ou novas industrias, que o desenvolvimento tecnologico e industrial foi colocando a disposicao dos viajantes/turistas. Os guias foram tambem formas de apreensao do espaco, que contribuiram para a divulgacao de novos lugares como as termas ou as praias e para a construcao de imagens sobre as cidades ou o campo.

Referência(s)