
O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: O CASO BRASILEIRO
2007; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1980-4431
Autores Tópico(s)Global Trade and Competitiveness
ResumoNeste artigo, analisa-se a internacionalizacao de empresas brasileiras e tipificam-se neste processo quatro grandes etapas: pre-envolvimento, envolvimento passivo, envolvimento ativo e envolvimento comprometido. As tres etapas iniciais estao voltadas ao entendimento do desenvolvimento incremental de exportacoes e a ultima ao envolvimento comprometido com ou sem investimento direto no exterior. As quatro grandes etapas sao divididas em estagios intermediarios. Descreve-se tambem o que leva uma empresa produtora exportadora a evoluir ou retroceder em seu processo de internacionalizacao. Constatou-se que as empresas produtoras exportadoras brasileiras, em sua maioria, sao exportadoras passivas, com o seu foco gerencial voltado para a area de producao em detrimento da comercializacao internacional de seus produtos. Por outro lado, as empresas produto-ras exportadoras brasileiras buscam formas mais comprometidas de atuacao, apos a obtencao de sucesso previo no processo incremental de exportacoes.
Referência(s)