Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Caracterização operacional de praças de pedágio do estado de São Paulo

2006; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v14i1.58

ISSN

2237-1346

Autores

Juliana Jerônimo de Araújo, José Reynaldo Setti,

Tópico(s)

Noise Effects and Management

Resumo

<p align="left">O objetivo desta pesquisa foi analisar a operação de praças de arrecadação de pedágio, a fim de fornecer subsídios para o seu projeto e para o estabelecimento de parâmetros e procedimentos para avaliação do nível de serviço. Os dados foram coletados em cinco praças de pedágio do estado de São Paulo. Os aspectos operacionais estudados foram: o processo de chegadas dos veículos às praças; o perfil da velocidade durante a desaceleração dos veículos na entrada da praça; o processo de escolha da cabine pelos motoristas; o processo de atendimento dos veículos nas cabines; o perfil da velocidade durante a aceleração dos veículos na saída da praça; e as velocidades desenvolvidas nas cabines com tecnologia AVI. Através de um modelo de simulação, também se apresenta um método que exemplifica como o nível de serviço das praças poderia ser estimado a partir desses dados.</p>

Referência(s)