Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Bagunça na escola: estratégias para serem aplicadas entre escola e grupos

2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/etd.v12i2.1185

ISSN

1676-2592

Autores

Cleiton Estevam da Silva, Nicolle Pfaff,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

Partindo de uma perspectiva intercultural, este artigo pretende cartografar algumas práticas de alunos e grupos de alunos em sala de aula, a conhecida bagunça, comumente tratadas como prejudiciais ao ensino e organização escolares. Baseando-se na reconstrução documentária de grupos de discussão e entrevistas com alunos do quinto ano de diferentes sistemas escolares (público e privado no Brasil e escolas de baixa e alta qualificação educacionais na Alemanha), discutiremos o conceito de bagunça considerando a sua função social em relação à constituição de grupos de amigos, à carreira escolar e a um descontentamento ou crítica do aluno sobre qualidade de ensino. Função esta que se diferencia e configura de acordo com o contexto social, econômico e cultural do aluno revelando-se, muitas vezes, como sua voz face à obsolescência e ao fracasso da instituição escolar. Do ponto de vista metodológico, empregamos o método de pesquisa qualitativa relacionada a investigações interculturais assim como o método de triangulação sobre o material cultural relacionado.

Referência(s)