Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Princípios Pedagógicos dos Teaching Games for Understanding e da Pedagogia Não-Linear no Ensino da Educação Física

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.27495

ISSN

1982-8918

Autores

Filipe Manuel Clemente,

Tópico(s)

Motivation and Self-Concept in Sports

Resumo

Os modelos de ensino ecológicos na Educação Física distingue-se pela sua pertinência no sentido de centrar o ensino no aluno. Especificamente, os Teaching Games for Understanding e a Pedagogia Não-Linear são modelos que possibilitam um processo pedagógico baseado na dinâmica intrínseca dos jogos desportivos, destacando-se pela sua pertinência para o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual dos alunos. No entanto, como modelos recentes necessitam de ser devidamente compreendidos e orientados no sentido de resultaram proficuamente na intervenção didática. Nesse sentido o presente artigo procura desenvolver os princípios pedagógicos que baseiam os modelos: i) a seleção do tipo de jogo; ii) a modificação do jogo por representação; iii) a modificação por exagero; e iv) o ajustamento da complexidade tática. Em suma, procurar-se-á definir os princípios basilares que deverão sustentar a intervenção didática do professor de Educação Física, aquando dos modelos ecológicos de ensino.

Referência(s)