Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação permanente com os auxiliares de enfermagem da Estratégia Saúde da Família em Sobral, Ceará

2010; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1981-77462010000200005

ISSN

1981-7746

Autores

Aldiânia Carlos Balbino, Mirna Marques Bezerra, Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Izabelle Mont ́Alverne Napoleão Albuquerque, María Socorro de Araújo Dias, Vicente de Paulo Teixeira Pinto,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

A proposta da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desse pressuposto, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos auxiliares de enfermagem sobre o processo de Educação Permanente (EP) que vem sendo realizado pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS) em Sobral, Ceará, Brasil. Desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa com dez auxiliares de enfermagem que participaram pelo menos uma vez das atividades de EP desenvolvidas pela Coordenação de EP de Sobral. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal, e os resultados, analisados a partir do discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciaram que houve mudanças na prática dos auxiliares de enfermagem após a inserção destes nas atividades de EP através do apoderamento e aperfeiçoamento de competências (habilidades, atitudes e conhecimentos). Destarte, faz-se necessária a permanência desses trabalhadores no processo de EP, assim como de avaliação sistemática nesse processo, para que se alcance uma prática profissional eficiente e transformadora, pelo aprender constante, qualificando a atenção à saúde.

Referência(s)