
Medicalização dos Modos de Ser e de Aprender
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/2175-623642057
ISSN2175-6236
AutoresAna Carolina Christofari, Cláudia Rodrigues de Freitas, Cláudio Roberto Baptista,
Tópico(s)Child Welfare and Adoption
ResumoEste artigo analisa os modos de ser e aprender na escola, considerando a medicalização como dispositivo que transforma comportamentos da vida humana em patologias. Investe-se na dimensão histórico-conceitual, problematizando esse processo. Os acontecimentos escolares apresentados dão visibilidade à prática escolar de inventar diagnósticos que justifiquem o não-aprender. O presente artigo apoia-se no pensamento foucaultiano, sobretudo, em relação à estratégia constitutiva de subjetividades pelos discursos. A análise, ao problematizar as práticas escolares e os discursos patologizantes, investe na compreensão da condição humana considerada em permanente transformação.
Referência(s)