Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar

2007; Universidade de São Francisco; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712007000100007

ISSN

2175-3563

Autores

Alessandra Gotuzo Seabra, Natália Martins Dias, José María Montiel‐Company,

Tópico(s)

Writing and Handwriting Education

Resumo

Consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir sobre a fonologia da linguagem. Sua relação com linguagem escrita é recíproca, ou seja, componentes simples da consciência fonológica auxiliam aquisição de habilidades iniciais de leitura e escrita que facilitam o desenvolvimento de componentes mais complexos e, assim, sucessivamente. Este estudo objetivou avaliar separadamente dez componentes da consciência fonológica em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, verificando se há aumento com a escolarização e analisando sua correlação com nota escolar. Foi aplicada a Prova de Consciência Fonológica individualmente a 363 crianças. Os escores total e nos dez subtestes da prova aumentaram significativamente ao longo das séries, especialmente da 1a à 3a. A nota correlacionou-se com escore total em todas as séries, mas com diferentes subtestes ao longo das séries, havendo maior correlação com subtestes cada vez mais difíceis. Tais resultados corroboram a importância de avaliar separadamente componentes da consciência fonológica.

Referência(s)