Artigo Produção Nacional

SATISFAÇÃO DO GRUPO DA 1ª ESCOLA DE POSTURA DA CEU

2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Rúbia Mariano da Silva, Dálley César Alves, Cecília Cristina Dias, Jéssica dos Reis Silva, Kelly Kariny Pamplona, Rayane Souza Lima,

Tópico(s)

Environmental and biological studies

Resumo

INTRODUCAO: A primeira escola de postura surgiu em 1969 na Suecia, idealizado pela fisioterapeuta Mariane Forssell e tinha como principal objetivo ensinar as pessoas a gerenciar sua propria saude voltado para a educacao postural. (HEYMANS et al. 2005). No Brasil, o programa chegou em 1972, tres anos apos sua idealizacao e foi implantado no Hospital do Servidor Publico de Sao Paulo e posteriormente em diversas instituicoes brasileiras. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Forram montados 6 grupos de 3 pessoas com queixa de dor cronica em coluna lombar, irradiada ou nao para membros inferiores. A atividade foi composta por palestra educativas, condutas fisioterapeuticas (Cinesioterapia), 3 vezes por semana, tendo como prâmetro de controle as Escala Visual Analogica (EVA) de dor. pos 2 meses foi aplicado um questionario de satisfacao do paciente. IMPACTOS: A faixa etaria media foidia 62 anos, 60% dos pacientes eram do genero feminino, apresentando os seguintes diagnosticos: Espondiloartrose e hernia discal. 100% dos pacientes relataram que foi a primeira experiencia em tratamento em grupo; 89% relataram melhora da qualidade de vida;89% descreveram como otima a qualidade do atendimento. A media da EVA inicial era de 3 e passou no final para EVA 1. CONSIDERACOES FINAIS: Embora seja a primeira experiencia com a escola de postura na CEU, foram obtidos bons resultados. A realizacao da terapia em grupo tem suma importância para promover a socializacao. As aulas em formas de palestras tiveram importância para o autoconhecimento do corpo e boa postura durante as AVDs, alem de aprenderem como prevenir novas crises.

Referência(s)