Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Para uma imagem não deformada do trabalho científico

2001; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132001000200001

ISSN

1980-850X

Autores

Daniel Gil Pérez, Isabel Fernández Montoro, Jaime Carrascosa Alís, António Cachapuz, Joáo Praia,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo pretende evidenciar a importância de (re)conhecer as visões deformadas dos professores sobre o trabalho científico, para a partir daí poderem consciencializar e modificar as suas próprias concepções epistemológicas acerca da natureza da ciência e da construção do conhecimento científico. Afirma-se que o trabalho colaborativo de grupos de docentes, quando da realização de workshops, é bem mais produtivo e positivo do que o trabalho individual na detecção de tais visões. Enumeram-se sete visões deformadas; aliás, abundantemente referidas na literatura, aqui intencionalmente extensa. Caracterizam-se tais visões deformadas e desenvolvem-se sobre elas considerações que ajudam à reflexão. Por outro lado, referem-se as características do trabalho científico e tecem-se orientações epistemologicamente mais adequadas, por sua vez capazes de ajudar a (re)pensar e a qualificar o trabalho científico. Sugerem-se implicações para o ensino das ciências e, num contexto mais vasto, para a Nova Didática das Ciências.

Referência(s)