
A sala de aula de leitura e produção de textos como espaço dialógico: ethos, polifonia e discurso envolvente
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22297/dl.v1i2.311
ISSN2316-1795
AutoresAlexandre Ribeiro Emiliano, Rita de Cássia Souto Maior,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoObservando a linguagem sob a perspectiva dialogica, este artigo procura descrever e analisar cenas de sala de aula, a partir da observacao de marcas linguisticas dos discursos de sujeitos envolvidos em situacao de ensino, relacionando-os com as nocoes de ethos (MAINGUENEAU, 2005, 2006; AMOSSY, 2008; SOUTO MAIOR, 2010), polifonia (BAKHTIN, 2005) e de discurso envolvente (SOUTO MAIOR, 2012). E a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa (CHIZZOTTI, 2001; LUDKE e ANDRE, 1986; TRIVINOS, 2008) que desenvolvemos este trabalho, analisando transcricoes de gravacoes em audio e diarios de campo com informacoes coletadas em situacoes de ensino nas aulas ministradas no Projeto Ensino e aprendizagem de Linguas em Comunidades de Maceio (PROEX/FALE). Observamos, neste estudo, que o ethos dos sujeitos envolvidos nesta pesquisa - construido no e pelo discurso -, reforca o que defende Amossy (2008) quando afirma que “todo ato de tomar a palavra implica a construcao de uma imagem de si”, atraves de discursos envolventes veiculados pela midia e pelo discurso religioso, caracterizados pela multiplicidade de vozes e consciencias. Nesse sentido, e importante promover nas aulas de Leitura e Producao de textos discussoes sobre tematicas que facam sentido para os alunos e que os permitam refletir sobre a atualidade. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Calibri,sans-serif;}
Referência(s)