Artigo Produção Nacional Revisado por pares

MENSURAÇÃO DO IMPACTO DOS RISCOS DE MERCADO NO FLUXO DE CAIXA DE UMA EMPRESA DO SETOR VAREJISTA BRASILEIRO

2015; Faculdade Integrado de Campo Mourão; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1980-0193

Autores

Wesley Vieira da Silva, Silvio Leonardo Cunha, Alceu Souza, Jansen Maia Del Corso,

Tópico(s)

Risk Management in Financial Firms

Resumo

A gestao de riscos financeiros em empresas nao financeiras tem evoluido nos ultimos anos por meio do desenvolvimento de tecnicas derivadas da gestao de empresas financeiras. Esta pesquisa trata de um estudo de natureza empirica, e teve por objetivo a analise do risco valendo-se do Cash Flow at Risk de uma empresa do setor varejista brasileiro. A utilizacao da Simulacao de Monte Carlo ja e uma pratica comum e possibilitou o desenvolvimento de tecnicas como Value at Risk (Var) utilizadas por instituicoes financeiras, principalmente a gestao de riscos por meio do Cash Flow at Risk (CFaR) ou do Earning at Risk (EaR), procura simular os impactos das variaveis sobre os resultados financeiros das empresas ao longo do tempo. A pesquisa procurou responder, essencialmente, a pergunta que os gestores de empresas comumente fazem: Qual a influencia dos riscos de mercado sobre os resultados de Fluxo de Caixa futuros de uma empresa de varejo calculada a partir do CFaR (Cash Flow at Risk)? Os resultados auferidos a partir dessa tecnica mostram que a partir das metricas financeiras normalmente utilizadas, agregadas as metricas de Cash Flow at Risk e Earning at Risk foi possivel prever quais sao os ganhos ou perdas esperadas, reflexo de acoes internas da companhia ou de movimentacoes de mercado. MEASURING THE IMPACT OF MARKET RISK IN CASH FLOW FROM A BRAZILIAN COMPANY SECTOR RETAILER Financial risk management in non-financial corporations has evolved in recent years through the development of techniques derived from the management of financial firms. This research is a study of empirical nature, dedicated to risk analysis drawing on the Cash Flow at Risk of a company in the Brazilian retail sector. The use of Monte Carlo simulation is already common practice and allowed the development of techniques such as Value at Risk (Var) used by financial institutions, mainly and risk management through Cash Flow at Risk (CFaR ) or Earning at Risk (EaR) , simulates the impact of variables on the financial results of companies over time. The research seeks to answer essentially the question that company managers commonly make: What is the influence of market risks on future cash flow results of a retail company calculated from the CFaR (Cash Flow at Risk)? The income earned from this technique show that as the financial metrics typically used to aggregate metrics of Cash Flow at Risk and Earnings at Risk was possible to predict which are the expected gains or losses, reflecting internal actions of the company or drives market.

Referência(s)