Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Parece que as coisas estão mudando: aos poucos a semântica começa a aparecer nos livros didáticos de língua portuguesa

2019; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15210/rle.v16i2.15453

ISSN

1983-2400

Autores

Dieysa Kanyela Fossile,

Tópico(s)

Multidisciplinary Warburg-centric Studies

Resumo

Neste artigo pretendemos discutir e analisar como tópicos concernentes à semântica são apresentados nos livros didáticos do ensino básico. Trata-se de uma pesquisa em fase inicial, a qual vem sendo desenvolvida por meio do projeto intitulado: "A semântica nos livros didáticos da educação básica" (curso de Letras/UFT/campus de Araguaína). A princípio, oito manuais didáticos estão sendo analisados. A partir do estudo que está sendo desenvolvido, verificamos que o ensino da Língua Portuguesa se dá apartir da Fonética/Fonologia, seguindo para a Morfologia, avançando e estagnando na Sintaxe. Dessa maneira, os resultados parciais sugerem que em alguns manuais didáticos a semântica ainda é discutida de maneira um tanto limitada e vários assuntos são tratados de maneira simples, breve e superficial. Neste artigo, optamos por discutir e analisar, em especial, a coleção Português: Linguagens (volumes01, 02 e 03 do Ensino Médio) de Cereja e Magalhães (2005; 2010), que foi elaborada com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses manuais têm como diferencial possibilitar uma reflexão sobre assuntos destinados à semântica.

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