Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual

2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/0103-166x2015000300008

ISSN

1982-0275

Autores

Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Verônica Lima dos Reis-Yamauti, Rafaela de Almeida Schiavo, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Tânia Gracy Martins do Valle,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas.

Referência(s)