Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A EDUCAÇÃO E O AQUECIMENTO GLOBAL: UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA MAIS UTILIZADOS NAS UNIDADES ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO MUNICÍPIO DE FORMOSA GOIÁS

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17115/2358-8411/v2n2a5

ISSN

2358-8411

Autores

Marcos Vinicius Santos Dourado, Gleidson de Sousa Brasileiro, João Gabriel Gomes, Elton Souza Oliveira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Em um contexto de ensino em que o livro didatico e muitas vezes o unico instrumento de ensino utilizado pelas escolas Brasil afora, este trabalho tem o objetivo de analisar como os livros didaticos do Ensino Fundamental Anos Finais de algumas unidades escolares de Formosa Goias abordam a tematica do Aquecimento Global. No cenario atual nao ha um consenso sobre as razoes de tal fenomeno, Ha vertentes cientificas que defendem que este aquecimento se realiza devido a influencia das transformacoes antropicas, tais como: industrializacao, crescimento economico exagerado, ou seja, atribuindo ao homem a responsabilidade por tais mudancas e, de outro lado existe uma linha de pensamento diametralmente oposta que aponta um ciclo natural de aquecimento e resfriamento, nao sendo o homem diretamente responsavel por tais alteracoes de temperatura em escala global. Diante disso, o presente trabalho buscou verificar como os livros didaticos abordam tal tematica. Como metodologia foi feita uma pesquisa de campo previa para verificar os livros didaticos mais utilizados na Rede municipal de Ensino de Formosa Goias, posteriormente foi feita uma analise do livro didatico, verificando aspectos como: apresentacao geral do livro (capa, encadernacao, numero de paginas, qualidade do papel, tamanho da letra, espacamento, uso de figuras, cortes e outros); clareza e coerencia relacao com o conteudo sobre Aquecimento Global; problematizacao dos conteudos; opcao teorico-metodologica do livro; articulacao dos conteudos; atualizacao dos dados; leituras complementares e atividades propostas. Os resultados obtidos demonstram que os livros mais usados na rede utilizam da vertente que defendem a responsabilidade humana pelos efeitos do fenomeno do Aquecimento Global, com uma abordagem superficial, porem diversificada com varias imagens, textos complementares e atividades propostas, nao evidenciando a vertente que defende o ciclo natural de aquecimento e resfriamento da Terra.

Referência(s)
Altmetric
PlumX