Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UMA EXTENSÃO DO MOODLE PARA RECOMENDAÇÃO UBÍQUA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.36392

ISSN

1679-1916

Autores

Luiz Jácome Júnior, Francisco Milton Mendes Neto, Cecília Dias Flores, Luiz Cláudio Nogueira da Silva, Ênio Lopes Sombra, Alisson Alan Lima da Costa,

Tópico(s)

Mobile Learning in Education

Resumo

Paralelo ao desenvolvimento e popularização dos recursos tecnológicos, surgiu a preocupação, por parte dos educadores, de buscar meios de adotar novas tecnologias no âmbito educacional. Atualmente estão disponíveis vários ambientes para suporte à aprendizagem a distância, dentre os quais encontra-se o Moodle. O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem muito popular entre educadores de todo o mundo. No entanto, apesar de já possuir suporte a aprendizagem móvel, ainda não possui um meio que contemple os benefícios oferecidos pela aprendizagem ubíqua. Diante deste cenário, o presente artigo propõe o desenvolvimento de uma extensão para o Moodle capaz de fornecer um ambiente de aprendizagem ubíqua, por meio da recomendação de objetos de aprendizagem sensível ao contexto do estudante.

Referência(s)
Altmetric
PlumX