
UMA EXTENSÃO DO MOODLE PARA RECOMENDAÇÃO UBÍQUA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.36392
ISSN1679-1916
AutoresLuiz Jácome Júnior, Francisco Milton Mendes Neto, Cecília Dias Flores, Luiz Cláudio Nogueira da Silva, Ênio Lopes Sombra, Alisson Alan Lima da Costa,
Tópico(s)Mobile Learning in Education
ResumoParalelo ao desenvolvimento e popularização dos recursos tecnológicos, surgiu a preocupação, por parte dos educadores, de buscar meios de adotar novas tecnologias no âmbito educacional. Atualmente estão disponíveis vários ambientes para suporte à aprendizagem a distância, dentre os quais encontra-se o Moodle. O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem muito popular entre educadores de todo o mundo. No entanto, apesar de já possuir suporte a aprendizagem móvel, ainda não possui um meio que contemple os benefícios oferecidos pela aprendizagem ubíqua. Diante deste cenário, o presente artigo propõe o desenvolvimento de uma extensão para o Moodle capaz de fornecer um ambiente de aprendizagem ubíqua, por meio da recomendação de objetos de aprendizagem sensível ao contexto do estudante.
Referência(s)