Artigo Acesso aberto Revisado por pares

De dia Deng Xiaoping, de noite Deng Lijun: música e memória em Plataforma

2015; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 42; Issue: 43 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.96619

ISSN

2316-7114

Autores

Cecília Mello,

Tópico(s)

Hong Kong and Taiwan Politics

Resumo

<p>Este artigo é dedicado à relação intermidiática entre o cinema e a música pop em mandarim no filme <em>Plataforma </em>(<em>Zhantai</em>, 2000) do cineasta chinês Jia Zhang-ke. Um dos principais diretores do cinema mundial contemporâneo, Jia é considerado o maior expoente da Sexta Geração do cinema chinês, também conhecida como a “geração urbana” por seu enfoque na vida e na paisagem das cidades em constante mutação da China atual. As diversas canções que pontuam o filme, que traça um panorama das transformações ocorridas no país durante a década de 1980 a partir da história de uma trupe de artistas itinerantes, são por um lado fragmentos da memória individual e autoral de Jia, transformados em peças importantes no seu empenho de reconstrução de uma memória coletiva através do cinema. Por outro lado, e para além de seu valor memorial, o impacto dessas canções nos anos 1980 e 1990 na China continental está relacionado, em grande medida, ao seu caráter de novidade, tanto por virem do exterior (principalmente de Hong Kong e Taiwan) quanto por empregarem a enunciação na primeira pessoa do singular, algo ausente nas canções revolucionárias chinesas ubíquas até então. Assim, a hipótese a ser explorada é de que a inclusão de canções pop em <em>Plataforma</em> se manifesta como uma marca autoral complexa relacionada à emergência e valorização do indivíduo no panorama das recentes mudanças econômicas e sociais da China continental. </p>

Referência(s)