Artigo Revisado por pares

As novas tecnologias educacionais como instrumentos constituintes da cultura escolar

2015; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 8; Linguagem: Espanhol

ISSN

1809-7286

Autores

Elaine Cátia Falcade Maschio,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

RESUMO O presente trabalho pretende problematizar a insercao e uso das novas tecnologias educacionais na escola, como possibilidade de superar as praticas escolares “tradicionais”, de modo a produzir uma nova cultura escolar. Para lidar com as transformacoes sociais e tecnologicas, a escola busca alternativas em direcao a producao de uma nova praxis educativa. A insercao das novas tecnologias no processo de escolarizacao impoe aos profissionais da educacao redimensionar a pratica pedagogica, considerando os novos modos de aprender. A escola, por sua vez, possui uma estrutura invariante. Essa organizacao e sustentada basicamente pela presenca insubstituivel do professor, do aluno, do material, do metodo, do curriculo, do tempo e do espaco. A introducao das tecnologias digitais no espaco escolar e capaz de reordenar o cotidiano das praticas pedagogicas, produzindo assim novas culturas escolares. Todavia, a producao de uma mudanca nas praticas pedagogicas da escola compoe-se da introducao dos recursos tecnologicos, mas tambem de varios outros fatores. E necessario perceber como as diferentes tecnologias foram inseridas e apropriadas, incrementando e modificando os processos de ensino-aprendizagem, produzindo assim novas formas de ensinar e aprender. Palavras-chave: Novas tecnologias. Cultura escolar. Praticas pedagogicas ABSTRACT The present work intends to discuss the introduction and application of new educational technologies at school as a possibility to outperform the traditional school practice, in such a way to create a new school culture. In order to deal with the social and technological transformations, the school seeks alternatives towards the creation of a new educational praxis. The introduction of new technologies in the learning process demands that the education professionals reevaluate their teaching practice, taking into consideration the new modes of learning. School, on the other hand, has a stable structure. This organization is maintained basically by the irreplaceable presence of the teacher, the student, the material, the method, the curriculum, the time and the space. The introduction of digital technologies in the school setting is capable of rearranging the daily routine of the teaching practices, thus creating new school cultures. However, the generation of a change in the teaching practices at school requires the introduction of technological resources, but also of several other factors. It is necessary to understand how the different technologies were introduced and taken hold of, improving and modifying the teaching-learning processes, therefore producing new ways of teaching and learning. Keywords: New technologies. School culture. Pedagogical practices. RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo problematizar la insercion y el uso de las nuevas tecnologias de la educacion en la escuela, como una posibilidad para superar las practicas escolares tradicionales, con el fin de producir una nueva cultura escolar. Para hacer frente a los cambios tecnologicos y sociales, la escuela busca alternativas hacia la produccion de una nueva praxis educativa. La insercion de las nuevas tecnologias en el proceso de escolarizacion impone a los profesionales de la educacion redimensionar la practica pedagogica, considerando los nuevos modos de aprendizaje. La escuela a su vez, tiene una estructura invariante. Esta organizacion se sustenta principalmente por la presencia insustituible del profesor, del alumno, del material, del metodo, del curriculo, del tiempo y del espacio. La introduccion de las tecnologias digitales en el espacio escolar es capaz de reordenar el cotidiano de las practicas pedagogicas, lo que produce nuevas culturas escolares. Sin embargo, la produccion de un cambio en las practicas pedagogicas de la escuela consiste en la introduccion de los recursos tecnologicos, sino tambien de varios otros factores. Es necesario para comprender como las diferentes tecnologias fueron insertadas y adecuadas, mejorando y modificando los procesos de ensenanza-aprendizaje, con lo que se producen nuevas formas de ensenanza y aprendizaje. Palabras-clave: Nuevas Tecnologias. Cultura Escolar. Practicas.

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