Artigo Acesso aberto

O ILUMINISMO E O PRIMADO DA EDUCAÇÃO: AS VISÕES DE ANTÓNIO NUNES RIBEIRO SANCHES E DO MARQUÊS DE CONDORCET * THE ENLIGHTENMENT AND THE PRIMACY OF EDUCATION: THE VISIONS OF ANTONIO NUNES RIBEIRO SANCHES AND MARQUIS DE CONDORCET

2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18223/hiscult.v4i2.1631

ISSN

2238-6270

Autores

P. M. S. Merlo, Guilherme Marchiori de Assis,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p><strong>Resumo: </strong>A recente historiografia acerca da Ilustração tem afirmado o caráter plural e os múltip los processos de composição das ideias associadas às Luzes em distintas partes da Europa simultaneamente, de modos e de acordo com as peculiaridades regionais. Nesse contexto, destacamos dois personagens: o português Antônio Ribeiro Sanches e o francês Marquês de Condorcet. Buscamos analisar, grosso modo, aproximações e divergências no que diz respeito à questão da educação enquanto primado iluminista.</p><p><strong>Palavras-chave: </strong>Modernidade; Iluminismo; Educação. <strong></strong></p><p><strong>Abstract: </strong>Recent historiography about the Enlightenment has affirmed the pluralistic character and processes of composition of the ideas associated with the Enlightenment in different parts of Europe simultaneously, according to the regional peculiarities. In this context, we highlight two characters: the portuguese Antonio Ribeiro Sanches and the french Marquis de Condorcet. We analyze their differences with regard to the issue of education as a rule of the Enlightenment.</p><p><strong>Keywords: </strong>Modernity; Enlightenment; Education.</p>

Referência(s)