Os mercados públicos: metamorfoses de um espaço na história urbana
2006; University of Barcelona; Volume: 10; Linguagem: Português
10.1344/sn2006.10.1288
ISSN1138-9788
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoAs formas espaciais (estrutura e funcao incluidas) tem uma duracao no tempo e o seu movimento requer permanente reinterpretacao. A geografia historica como metodo aplicado ao estudo do tema dos mercados publicos nos remete a analise dessa forma espacial e sua genese, nao sem considerar a definicao que a cada momento a sociedade lhe atribuiu. Os mercados publicos se constituem em uma das primeiras formas que marcam a separacao homem/natureza, ou seja, do momento em que o homem deixa de produzir sua propria existencia, anunciando outros ritmos para o tempo/espaco social, atraves da troca de produtos. Para justificar a importância desse metodo para a geografia, tomaremos como exemplo os mercados publicos em diferentes metropoles: Barcelona, Paris e Sao Paulo. As metamorfoses constatadas em cada um dos mercados publicos existentes nessas metropoles revelam a adaptacao as diferentes racionalidades da producao social do espaco urbano.
Referência(s)