Avaliação ergonômica das cadeiras utilizadas pelos estudantes em uma instituição de ensino superior.
2012; Volume: 10; Issue: 48 Linguagem: Português
10.9736/terman.v10.n48.84
ISSN2236-5435
AutoresEliandra da Silva, Anderson dos Santos Brasílio, Geuzivana de Souza Bastos Santana, Marcela Renata Neves Ferreira Tavares, Mansueto Gomes Neto,
Tópico(s)Ergonomics and Musculoskeletal Disorders
ResumoObjetivo: Avaliar a ergonomia das carteiras utilizadas pelos universitarios em uma Instituicao de Ensino Superior nacidade de Lauro de Freitas – Bahia. Metodo: Estudo de caso, transversal, quantitativo. A pesquisa foi feita com trestipos de cadeiras utilizadas no IES. A do tipo I, nas salas de aula, a do tipo II, nos auditorios e as do tipo III, nos laboratoriosde informatica e para todos os estudantes havia um unico modelo de cadeira. A avaliacao foi realizada comparandomedidas mensuradas pelo avaliador e as determinadas pelas normas da Associacao Brasileira de Normas eTecnicas (ABNT), relacionando-a com a antropometria dos alunos. Foi pesquisada tambem a percepcao de confortoem relacao as carteiras atraves de questionario, utilizou-se para analise dos dados as medidas de tendencia central edispersao, com auxilio do software SPSS versao 14.0.Resultados: Foi visto em analise ergonomica, que apenas a variavelprofundidade do assento esteve de acordo com as normas da ABNT e medidas antropometricas, estando nesseaspecto apropriada nos tres tipos de cadeiras avaliadas. Houve um significativo numero de reclamacoes sobre o desconfortoem um unico tipo de carteira universitaria na sala de aula. Conclusao: Existe a insatisfacao dos usuarios emrelacao ao conforto e a confirmacao a inadequacao das cadeiras em relacao as normas da ABNT e as medidas antropometricas,demonstrou que existe a necessidade de troca do mobiliario existente por outro com adequacao ergonomicaque possibilite ajustes antropometricos e ofereca mais conforto. Palavras-Chave: Ergonomia, Antropometria, cadeira.
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