EFEITOS DA INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL NA AQUISIÇÃO E RETENÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA CONTÍNUA
2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 22 Linguagem: Português
10.5902/231654648083
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoO objetivo deste estudo foi investigar a interferencia contextual como uma importante variavel para a aprendizagem de habilidades motoras continuas. Estudos baseados em tarefas continuas, ate o momento, nao foram conclusivos. O delineamento adotado para o estudo foi experimental fatorial, somente com pos-teste. Vinte e oito estudantes voluntarios destros (quatorze homens e quatorze mulheres), com idade media de 21,5 anos, foram aleatoriamente distribuidos para um dos grupos de aquisicao: randomico e em bloco. Os sujeitos aprenderam a percorrer com o cursor do “mouse” tres diferentes figuras geometricas sob sequencia de apresentacao randomica (alta interferencia) e em bloco (baixa interferencia). Para o teste de retencao, a ordem das tarefas foi mais uma vez randomizada atraves dos sujeitos, resultando em quatro condicoes: R-r, R-b, B-b e B-r. Na aquisicao, nao existiram diferencas significativas entre os grupos sobre a variavel tempo de movimento e erros absolutos. Entretanto, apos retencao, as analises indicaram que o grupo randomico errou menos que o blocado (p < 0,05). Resultados significativos de interacao entre grupos de aquisicao e sequencia de retencao (p = 0,02), sobre erros absolutos, confirmaram os efeitos da interferencia contextuai, apesar de uma moderada magnitude de efeitos do tratamento sobre a variavel medida (r) 2 = 0,22).
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