Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise comparativa da coordenação motora de crianças nascidas a termo e pré-termo, aos 7 anos de idade

2009; Instituto Materno Infantil de Pernambuco; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1519-38292009000300008

ISSN

1806-9304

Autores

Lívia de Castro Magalhães, Fernanda Cintra Alves de Rezende, Cristiana M. Magalhães, Priscila Demicheli R. de Albuquerque,

Tópico(s)

Cerebral Palsy and Movement Disorders

Resumo

OBJETIVO: comparar o desenvolvimento motor, na idade escolar, de crianças nascidas a termo e pré-termo. MÉTODOS: participaram do estudo dois grupos de crianças, com sete anos de idade: a) grupo pré-termo com 35 crianças, de famílias de baixa renda, nascidas com idade gestacional <34 semanas e/ou peso ao nascimento <1500 g, e b) grupo controle com 35 crianças nascidas a termo, com idade, sexo e nível socioeconômico equivalente ao grupo pré-termo. Todas as crianças foram avaliadas com o teste Movement Assessment Battery for Children (M-ABC). RESULTADOS: o teste de Wilcoxon indicou diferença significativa entre os grupos no escore total (Z=-4,866, p<0,001) e nas subáreas do M-ABC, com pior desempenho no grupo pré-termo. CONCLUSÃO: 57% das crianças do grupo pré-termo apresentaram sinais de transtorno da coordenação, o que ressalta a importância do acompanhamento do desenvolvimento até a idade escolar.

Referência(s)