Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvimento de uma nova versão de escala para mensuração das características que incentivam a adoção de novos produtos: um estudo sobre a água mineral

2015; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Linguagem: Português

10.22279/navus.2015.v5n4.p96-112.259

ISSN

2237-4558

Autores

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Nina Rosa da Silveira Cunha, Giovanni Duarte Porto, Luiz Eduardo Leite de Moura, Ruthe Rebello Pires,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Entre 1974 e 2003, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística constatou que a água mineral foi o produto que apresentou maior crescimento em seu consumo por parte das famílias brasileiras, sendo que entre 2003 e 2009 o aumento foi de 300%. Este trabalho se atém a um dos itens do Modelo de Difusão de Inovações de Rogers – a inovação -, a qual preconiza que os fatores comunicabilidade, complexidade, compatibilidade, divisibilidade e vantagem relativa, facilitariam o processo de adoção de novos produtos pelos consumidores. O objetivo deste trabalho foi o de refinar a primeira versão da escala de adoção de novos produtos baseada no Modelo de Difusão de Inovações, verificando se ela possui validade nomológica e medir a variância explicada do comportamento passado frequente dos indivíduos em relação ao consumo de água mineral, além da inclusão do construto envolvimento e sua influência sobre o modelo e a escala refinada. Esta é uma pesquisa descritiva e a amostra é formada por alunos universitários. Foi realizado o pré-teste e obteve-se 318 questionários considerados válidos. Após o exame dos dados, a amostra ficou composta por 273 casos. Apesar de alcançar bons níveis de unidimensionalidade, confiabilidade interna, validade convergente e discriminante, somente um dos construtos da escala (vantagem relativa) apresentou relação significativa com a frequência de ingestão de água mineral. Apesar de apresentar relação significativa com o comportamento passado, a inclusão do construto envolvimento não alterou as relações dos outros construtos, e nem a variância explicada para o consumo de água mineral.

Referência(s)