O realismo nominal como obstaculo na aprendizagem da leitura

1981; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 39 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Terezinha Nunes Carraher, Lúcia Lins Browne Rego,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O trabalho de Piaget sobre o realismo nominal e proposto aqui como a base cognitiva para a aquisicao da leitura envolvendo um sistema de escrita alfabetico. Estes sistemas de escrita sao constituidos de representacoes graficas arbitrarias de significantes verbais. A crianca deve ser capaz de focalizar o que esta sendo graficamente representado -o significante verbal - para poder entender uma escrita alfabetica. Foi levantada a hipotese de que as criancas que confundem o significante com o significado devem apresentar dificuldades na aquisicao da leitura. Tres niveis do realismo nominal logico foram identificados num estudo anterior. O nivel 1A, em que a crianca confunde totalmente significante e significado; o nivel 1B, em que ocorre uma transicao e o nivel 2, em que a crianca e capaz de focalizar o significante como tal, independente do significado. Foi encontrada uma associacao entre a superacao do nivel 1A do realismo nominal logico e o progresso em leitura. As criancas deste nivel tiraram pouco proveito da instrucao em leitura, progredindo lentamente na escola e demonstrando desempenho muito fraco em leitura e analise fonemica.

Referência(s)