Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/gmed.v7i1.13575

ISSN

2175-5604

Autores

Dermeval Saviani,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">Sabe-se que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. Assim sendo, a compreensão da natureza da educação passa pela compreensão da natureza humana. Ora, o que diferencia os homens dos demais fenômenos, o que o diferencia dos demais seres vivos, o que o diferencia dos outros animais? A resposta a essas questões também já é conhecida. Com efeito, sabe-se que, diferentemente dos outros animais, que se adaptam à realidade natural tendo a sua existência garantida naturalmente, o homem necessita produzir continuamente sua própria existência. Para tanto, em lugar de se adaptar à natureza, ele tem que adaptar a natureza a si, isto é, transformá-la. E isto é feito pelo trabalho. Portanto, o que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho. E o trabalho se instaura a partir do momento em que seu agente antecipa mentalmente a finalidade da ação. Conseqüentemente, o trabalho não é qualquer tipo da atividade, mas uma ação adequada a finalidades. É, pois, uma ação intencional.&nbsp;</span></p></div></div></div>

Referência(s)