Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Programa de Formação Continuada para Docentes da Educação Superior: um estudo avaliativo a partir dos resultados de uma tese

2012; UNIVERSIDADE DE SOROCABA; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1414-40772012000100002

ISSN

1982-5765

Autores

Sueli Petry da Luz, Newton César Balzan,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações avaliativas sobre os resultados de uma tese de doutorado intitulada "Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior: um estudo de caso",desenvolvida na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, Santa Catarina, e apresentada na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, em Campinas, Estado de São Paulo, em novembro de 2007. A metodologia utilizada na pesquisa foi um estudo de caso, por meio de narrativa. O plano de desenvolvimento do artigo está dividido em quatro partes. A primeira contextualiza a instituição e o referido Programa em sua primeira edição. A segunda apresenta a metodologia e a análise dos dados da pesquisa. A terceira parte aborda os resultados do estudo de caso. A quarta parte avalia os resultados alcançados. Ao final, efetuam- se considerações que sinalizam para a importância da continuidade de estudos, em favor do estado da arte sobre formação continuada para docentes do ensino superior, que objetive caracterizar a identidade e profissionalidade docente, em nível nacional, principalmente a partir dos saberes e fazeres desses programas.

Referência(s)