EFEITOS DE SENTIDO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA NA (RE)CONSTRUÇÃO DE TIMOR-LESTE
2013; Mato Grosso do Sul; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.30681/1230
ISSN1983-8018
Autores Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoDurante a historia de uma lingua em determinado espaco de enunciacao ocorrem fenomenos unicos, fatos que nao irao se repetir em outro lugar, pois para cada espaco havera uma historicidade, uma historia diferente, ja que a historia anseia por ser interpretada. Dessa forma e que em Analise de Discurso temos uma memoria que faz de cada lingua unica. E tambem por isso que podemos falar em uma lingua brasileira, pois no Brasil o idioma de Camoes revestiu-se de sentidos nossos, brasileiros. Partindo desse ponto, e tomando a Analise de Discurso de linha Francesa, e que queremos nesse texto observar tracos do momento atual da Gramatizacao da lingua portuguesa em Timor-Leste e o papel da escola nesse fenomeno e tambem na construcao de uma forma-sujeito timorense, uma vez que a construcao da unidade imaginaria de uma nacao passa pela linguagem; e feita por ela.
Referência(s)