Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Crítica Feminista à Ciência e Contribuição à Pesquisa nas Ciências Humanas

1969; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Linguagem: Português

10.20952/revtee.v0i0.2949

ISSN

2358-1425

Autores

Maria Helena Santana Cruz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O propósito que norteia este artigo centra-se em torno das contribuições trazidas pela epistemologia feministas à ciência e à pesquisa nas ciências humanas e sociais, particularmente na área da educação. A reflexão parte da formulação de uma crítica em relação a alguns pressupostos, os quais nortearam a produção do conhecimento científico, tais como a condição de neutralidade, universalismo e objetividade da ciência, além de seu caráter androcêntrico. Enfatiza a relevância dos estudos de gênero na medida em que as críticas produzidas fazem surgir novos modelos e conceitos para conceber, realizar pesquisas e analisar diferentes aspectos da sociedade, sempre com um viés progressista, a fim de contribuir com transformações sociais.

Referência(s)