Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Iluminando objetos 3D: iluminação tradicional versus iluminação realista

2010; PGDesign/UFRGS; Volume: 1; Issue: 02 Linguagem: Português

10.23972/det2010iss02pp44-54

ISSN

2178-1974

Autores

Flávio Andaló, Milton Horn Vieira, Eugênio Andrés Díaz Merino,

Tópico(s)

3D Surveying and Cultural Heritage

Resumo

Este trabalho procura apresentar os principais pontos que devem ser considerados quando se pretende obter uma iluminação realista ao renderizar uma cena 3D utilizando o método de raytracing. Partindo de alguns pontos de relevância em uma iluminação tradicional em 3D, que trabalha apenas com a luz direta, e avança de forma pratica nos pontos que levam uma iluminação 3D a possuir um aspecto realista, representando os fenômenos que ocorrem com a luz na vida real e as diversas formas de se obter os mesmos em uma renderização 3D baseada em raytracing.

Referência(s)